O que é a agricultura digital
Agricultura digital é o uso de tecnologias digitais integradas e conectadas por meio de softwares, sistemas e equipamentos para automatizar e melhorar a produção agrícola. Também conhecido como agricultura 4.0, ele pode utilizar tecnologias avançadas como sensores, GPS, drones, inteligência artificial, análise de dados, plantadeiras e colheitadeiras com ferramentas digitais integradas para otimizar a produção. Todas estas ferramentas usadas em conjunto com a IoT, que é a sigla para Internet of Things, ou Internet das Coisas em português, são capazes de fazer a interconexão de aparelhos e objetos e trocar dados entre si via Internet, fazendo com que o produtor tenha sempre os dados atualizados em tempo real.
A tecnologia na agricultura já vem sendo aplicada há alguns anos, em resposta à era digital, conhecida como Indústria 4.0, que envolve o aumento do uso de tecnologia em toda a indústria. Segundo um estudo realizado pela Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária), INPE (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais) e Sebrae, em 2020, 84% dos produtores agrícolas brasileiros já utilizavam ao menos uma tecnologia em seu processo produtivo, e a tendência para os próximos anos é que o uso dessas ferramentas se torne cada vez mais comum e faça parte de diferentes etapas da produção.
Atualmente a agricultura digital é uma grande aliada da agricultura de precisão, que também utiliza ferramentas para coletar dados importantes para o manejo da lavoura.
Vamos citar a seguir as principais vantagens de se utilizar a tecnologia no campo para aumentar a produtividade e eficiência.
Vantagens do uso de tecnologia no campo
Melhor utilização de recursos
Ao apostar na agricultura digital, os sistemas inteligentes promoverão um uso eficiente dos recursos do agronegócio, como água e fertilizantes, por exemplo. A análise dos dados em tempo real possibilita uma tomada de decisão estratégica no setor, otimizando a produção.
Por meio da tecnologia, é possível identificar melhor gargalos e desperdícios do negócio, mensurando os processos de forma correta. Isso permite uma melhor alocação de recursos para eliminar os gastos desnecessários.
Melhoria da qualidade dos produtos
Com uma melhor utilização dos recursos, é possível chegar a produtos de qualidade superior, mas existem outras tecnologias que podem auxiliar nesse processo, como o uso de sensores. Através deles é possível coletar diversas informações sobre a situação da lavoura, como por exemplo medidores de umidade, temperatura e salubridade do solo, vento, umidade relativa do ar, dentre tantos outros. Através dessas informações é possível entender quais cuidados a produção está carecendo e onde o produtor precisa demandar mais atenção para se alcançar melhores resultados.
Diminuição de custos e maior eficiência
O uso de drones e imagens de satélite são ferramentas extremamente eficazes na coleta de informações para a composição do banco de dados e ação da inteligência artificial. Esses equipamentos podem fazer uma varredura completa de toda a área de plantio, compilando informações ao mesmo tempo em que os os dados são coletados, de forma mais rápida e com apenas um operador responsável pela manipulação do equipamento. Hoje os drones agrícolas já vem com pulverizadores, ao mesmo tempo em que percorrem o perímetro da lavoura, eles já aplicam defensivos ou fertilizantes.
O uso de veículos autônomos estão entre as grandes tendências do setor e também contribuem para o menor gasto e maior eficiência, estes veículos não necessitam de um motorista para a condução das máquinas, tudo pode ser feito de forma remota e podem cobrir uma grande área utilizando menos combustível comparado a outros métodos.
Tomadas de decisão mais assertivas
Através do uso de aplicativos e softwares voltados para a tecnologia em gestão do agronegócio, é possível gerenciar e acompanhar informações em tempo real, seja em tablets ou até mesmo no próprio celular, contribuindo para tomadas de decisões mais assertivas. Entre as funcionalidades destes equipamentos podemos destacar:
- acompanhamento das variações de preço no mercado;
- previsibilidade climática;
- gerenciamento de atividades da produção rural;
- monitoramento da ocorrência de doenças na plantação;
- controle de maquinário para colheita, plantio e pulverização
Ajuda a promover práticas mais sustentáveis
Com dados mais precisos, é possível fazer escolhas melhores, reduzir perdas e aumentar a autonomia dos sistemas agrícolas. Com esses benefícios, os produtores conseguem aumentar a produção, reduzir desperdícios, melhorar a rentabilidade e garantir a qualidade dos produtos agrícolas. E tudo isso pode ser realizado sem abrir novas áreas de terras, uma vez que as tecnologias permitem a otimização e o aumento da produção em áreas que já são utilizadas para a agricultura, dessa forma, o setor contribui para a preservação dos recursos naturais e tornam o sistema agrícola mais sustentável.
Uma tendência que também pode contribuir com práticas mais sustentáveis, são máquinas autônomas movidas com energia renovável, como a energia solar por exemplo.
Melhor gerenciamento do fluxo de trabalho
A tendência é que os equipamentos e máquinas agrícolas se tornem cada vez mais autônomos, sendo guiados a distância e monitorados por diversas tecnologias, isso permite que o fluxo de trabalho seja programado e gerenciado com mais facilidade, evitando assim a ociosidade das máquinas.
Maior competitividade
De acordo com previsões do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) a produção de alimentos pode chegar a 300-350 milhões de toneladas na safra 2028/2029. Isso evidencia o quanto o Brasil é um dos maiores produtores e exportadores de produtos agrícolas do mundo e é fundamental fortalecer o uso de tecnologia nas indústrias rurais para garantir a competitividade da agricultura brasileira. Através do uso de ferramentas que vão aumentar a produtividade, eficiência e qualidade dos produtos.
Considerações finais
A agricultura digital já é uma realidade para muitos produtores brasileiros, e a estimativa é que o uso destas ferramentas se torne cada vez mais comum, não só para grandes produtores como para médios e pequenos também. Com a implantação de diversas ferramentas para automação e troca de dados na produção, se torna necessário o uso de aparelhos que oferecem conectividade e centralizam as informações em um só lugar.
A Roboflex oferece soluções que promovem a conectividade da sua operação,implementando hardwares de forma inovadora e personalizada, já que todas as operações precisam estar interligadas e os dados gerados em cada processo precisam estar disponíveis em tempo real para todas as partes interessadas. A Roboflex desenvolve soluções que possibilitam a instalação de hardware sem danos aos veículos, fixação sem riscos de queda, maior dinamismo e conexão entre diferentes tipos de sistemas, sensores e dispositivos de monitoramentos, promovendo a interação do usuário com os recursos e ferramentas operacionais.
As cases para tablet Roboflex possuem grau de proteção compatível com IP54 ou IP65, oferecendo resistência à poeira, lama, água e quedas, garantindo maior durabilidade do equipamento.
Além disso, a linha de suportes é extremamente versátil e adaptável às necessidades do cliente, garantindo uma instalação simples e eficiente. Isso permite que a solução seja facilmente aplicada em diferentes ambientes, equipamentos e maquinários agrícolas.