O transporte de cargas no Brasil é feito predominantemente por rodovias, o que faz com que as transportadoras e o setor logístico tenham um papel fundamental na fluidez do mercado nacional. Por isso, a implementação de tecnologias para facilitar e otimizar o transporte de cargas e a entrega de produtos é crucial para o crescimento do setor e para maior lucratividade.
Logtech é o termo usado para startups que atuam no setor logístico, aplicando tecnologia à área de transporte. Utilizam tecnologias e conceitos modernos como internet das coisas (IoT), big data e inteligência artificial, tornando possível por exemplo, conectar dispositivos aos veículos para roteirizar trajetos de entrega e realizá-las com menor custo e em menos tempo.
O que diferencia uma Logtech e uma empresa de logística tradicional?
Uma transportadora tradicional possui uma frota de caminhões e uma equipe qualificada para traçar as melhores rotas, calcular os fretes e transportar as cargas aos clientes. Já as logtechs são startups que utilizam de soluções inovadoras e digitais aplicadas ao transporte de cargas, cujo foco é conectar todas as pontas do setor logístico através de novas tecnologias, sendo consideradas empresas do setor de tecnologia. Ou seja, ambas não são concorrentes, mas sim aliadas, a fim de otimizar os processos e oferecer um serviço mais prático e inovador.
Tecnologia inteligente
Atualmente existem diversos tipos de tecnologia que podem ser aplicados para otimizar a operação, vamos citar quais são os principais a seguir.
IoT
A Internet of Things (IoT, ou Internet das Coisas, em português) possibilita a conexão de diversos dispositivos e sensores através da internet viabilizando a troca de dados entre si. Algumas das funcionalidades que o uso de IoT permite são: rastreamento de veículos e de inventário, monitoramento da carga por vídeo, dispositivos que permitem o registro preciso de entrada e saída de mercadorias, sensores de volume e peso nas estantes, dentre outros.
Análise de Big Data
A análise de big data permite coletar grande quantidade de informações, analisá-las e monitorá-las, contribuindo para tomada de decisões mais assertivas e mais ágeis. Com essa análise de dados é possível, por exemplo, verificar os produtos que mais saíram do estoque, planejar as próximas compras e estudar melhor as preferências do consumidor e prever suas atitudes.
Inteligência artificial
A aplicação de inteligência artificial facilita o monitoramento das condições de trânsito, o planejamento da rota e distribuição da carga, garantindo melhor utilização da capacidade dos veículos. Com todas as informações integradas e centralizadas é possível ter acesso rápido, facilitando o acompanhamento de todo o ciclo de entrega em tempo real.
Computação em nuvem
A computação em nuvem é uma tecnologia que permite o armazenamento de arquivos, softwares e bancos de dados em servidores de empresas que prestam o serviço, permitindo que você acompanhe as operações logísticas, altere dados e tome outras ações diretamente do seu celular, do tablet ou de outro dispositivo móvel, bastando ter acesso à internet.
Blockchain
O sistema de blockchain, que ficou conhecido após a popularização do bitcoin, permite o compartilhamento de informações de forma mais segura e rastreável. Ele pode ser aplicado ao setor logístico para otimização de processos, proteção das informações e atualizações em tempo real. Ele pode ser usado por exemplo para assinatura de contratos digitais de forma mais rápida e segura, ele dispensa burocracias intermediárias como os cartórios, já que a autenticação é eletrônica e automatiza a geração e assinatura dos documentos.
Outro exemplo de aplicação é aumentar a conectividade de toda a cadeia logística, para manter todos informados na operação, desde o seu desenvolvimento e transporte, até a sua entrega ao consumidor final.
Considerações finais
As logtechs vieram trazendo inovações e otimizando processos em toda cadeia logística, tornando serviços mais competitivos e oferecendo máxima eficiência com custos menores, impactando diretamente na satisfação do cliente.
A Roboflex possui soluções inovadoras que permitem que o equipamento seja utilizado tanto em locais fixos em veículos ou armazéns, quanto em operações em campo, que conferem maior mobilidade e flexibilidade, mantendo sempre a segurança e proteção contra quedas, impactos e vibrações.
A Roboflex oferece soluções completas que possibilitam a instalação de hardware sem danos aos veículos, fixação sem riscos de queda, maior dinamismo e principalmente, maior conectividade entre diferentes tipos de sistemas, sensores e dispositivos de monitoramentos, promovendo a interação do usuário com os recursos e ferramentas operacionais. Isto permite que o usuário acompanhe todas as informações em tempo real como por exemplo, melhor planejamento da rota, monitoramento das condições de trânsito e monitoramento da carga.